Pesquisa sobre a exploração da infraestrutura ferroviária brasileira

14/08/2017 11:22

Marcos Kleber, Consultor Legislativo na área de Transportes do Senado Federal e Mestrando em Transportes na Unb, gostaria de contar com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da UFSC, por intermédio de seus professores, alunos e ex-alunos, para responder e divulgar uma pesquisa sobre a infraestrutura ferroviária brasileira, que está executando.

Essa pesquisa pretende identificar como os atores interessados avaliam o setor ferroviário brasileiro e suas alternativas de exploração.

O Estudo está hospedado no Google Docs e pode ser acessado clicando no link abaixo:

Ou copiando e colando o link em um browser de sua preferência.

Esse levantamento faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Transportes da Universidade de Brasília, com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Consultoria Legislativa do Senado Federal.

São 28 questões divididas em quatro blocos:
– Identificação do perfil geral do respondente
– Avaliação geral do setor ferroviário
– Avaliação quanto aos riscos inerentes à exploração ferroviária de CARGAS e de PASSAGEIROS
– Avaliação de modelos alternativos de exploração ferroviária

Destaca-se que o último bloco foca um conjunto específico de 10 ferrovias, sendo composto por 7 questões sobre os seguintes temas:
– modelo de titularidade
– modelo de exploração
– critério de outorga
– bitola
– grau de utilidade
– grau de viabilidade econômica
– grau de prioridade

Para maiores informações:

Marcos Kleber R Felix
marcoskleber@aluno.unb.br
mkleber@senado.leg.br

Desde já, agradecemos a colaboração!