PPGTG na mídia
CONFIRA!
Inteligência artificial criada na UFSC é utilizada para manutenção da malha rodoviária em MG
Um sistema de inteligência artificial desenvolvido pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi adotado pelo Governo de Minas Gerais para monitorar as condições da malha rodoviária estadual. A cooperação, resultado de uma parceria firmada entre o estado e o laboratório em novembro de 2024, tem o objetivo de desenvolver estudos técnicos, metodologias e ferramentas para a manutenção e planejamento no âmbito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). Com a adoção da nova tecnologia neste mês, Minas é o primeiro estado a implementar o recurso nas rodovias sob sua responsabilidade e também nas concedidas.
Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do Brasil, equivalente a cerca de 16% do somatório de rodovias estaduais, federais e municipais de toda a malha viária existente no país, de acordo com o governo do estado. Do total de 272 mil km de rodovias, 22 mil km são rodovias estaduais pavimentadas sob responsabilidade do DER-MG, que serão alvo do levantamento. Antes feito de forma praticamente manual, o acompanhamento passa a contar com tecnologia para apontar com mais agilidade e precisão as condições da malha mineira e dar celeridade ao planejamento das ações de melhorias na infraestrutura rodoviária. A cooperação entre o governo mineiro e a UFSC tem a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).
Professor do PPGTG, Dr. Jorge Destri Júnior, explica que a ferramenta detecta e classifica os diferentes elementos viários existentes no trecho percorrido, como sinalização horizontal e vertical, elementos de drenagem, defeitos no pavimento, entre outros itens. Com essas informações, o sistema gera arquivos georreferenciados para cada tipo de objeto identificado, fornecendo subsídio para análises nas áreas de segurança viária, gestão do pavimento e manutenção da via. A ferramenta, desenvolvida em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vai ser utilizada tanto para análise do índice de desempenho dos novos contratos de conservação do DER-MG, quanto para adaptação aos critérios definidos nos contratos de concessão de rodovias, sob a gestão da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
Leia a notícia na íntegra em: https://noticias.ufsc.br/2025/06/inteligencia-artificial-criada-na-ufsc-e-utilizada-para-manutencao-da-malha-rodoviaria-em-mg/
Esta ferramenta também virou notícia em: https://noticias.r7.com/minas-gerais/mg-record/video/governo-de-mg-implanta-sistema-de-monitoramento-de-rodovias-com-inteligencia-artificial-23052025/
Entrevista: Nova avenida Beira-Mar promete melhorar mobilidade nos Ingleses
Professor Dr. João Carlos Souza, do PPGTG/UFSC, entende que existem soluções menos agressivas e bem mais baratas para resolver os problemas de trânsito no bairro dos Ingleses em Florianópolis do que aterrar a praia. Quer saber mais? Veja a matéria completa em https://ndmais.com.br/noticias/nova-avenida-beira-mar-promete-melhorar-mobilidade-nos-ingleses/?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=ndmais_share
Apresentação da Pesquisa sobre Pontos de Parada e Descanso na ANTT
No dia 30 de janeiro de 2025, os alunos egressos do PPGTG, Fernanda Souza Martins e o Gabriel Guerra Guaragna, estiveram na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Florianópolis para apresentar a metodologia de localização de Pontos de Parada e Descanso (PPDs) em rodovias, tema da dissertação da pesquisadora Fernanda S. Martins, orientada pelo Prof. Dr. Ricardo V. Dávalos. A reunião contou com a participação de Sr. Orlei Damázio Silveira, Coordenador Regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária de Santa Catarina, Sr. Sidnei Luiz Silvestrin, Coordenador Substituto representando a regional de SC, e a Sra. Marisa Dagmar Tiefensee, Coordenadora Regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária do Paraná, representando a regional do PR.
Durante a apresentação, foram destacados a importância do uso de dados de segurança viária para a definição da localização dos PPDs em rodovias, além da necessidade de integrar essa abordagem às estratégias de planejamento rodoviário. Tambémforam discutidos os próximos passos para ampliar a divulgação da pesquisa, contribuindo para a tomada de decisão de concessionárias de rodovias e órgãos reguladores.
A equipe agradece especialmente ao Sr. Orlei Damázio Silveira pelo apoio à pesquisa, que tem o potencial de contribuir significativamente para a segurança viária e o aprimoramento da infraestrutura rodoviária.
Essa iniciativa reforça a relevância da pesquisa acadêmica no desenvolvimento de políticas públicas e na melhoria da segurança nas rodovias brasileiras
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Medalha do Mérito Catarinense: CREA-SC reconhece contribuições ao setor tecnológico
O PPGTG tem a honra de divulgar que o Prof. Dr. Norberto Hochheim foi premiado com a medalha de mérito pelo CREA-SC em um evento que presta homenagem aos profissionais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino que se destacaram na área da Engenharia, Agronomia e Geociências em 2024.
Leia a matéria na íntegra em: https://portal.crea-sc.org.br/medalha-do-merito-catarinense-crea-sc-reconhece-contribuicoes-ao-setor-tecnologico/

Matéria da USP sobre os vencedores do Prêmio Cátedra Abertis:
“Fernanda Souza Martins é arquiteta e ganhou o prêmio de melhor dissertação de mestrado com sua pesquisa “Procedimento Metodológico para a localização de Pontos de Parada e Descanso em Rodovias”. A pesquisa foi realizada a partir de sua participação no programa Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina. […]”
Vídeo de apresentação ganhadora e aluna do PPGTG, Fernanda Souza Martins:
https://drive.google.com/drive/folders/18AGRLaiQsh3-uFZTk4egi_5PiH0Vqscc?usp=sharing
9º edição do Prêmio Cátedra Abertis
Com um trabalho voltado aos caminhoneiros, a mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fernanda Souza Martins — orientada pelo Prof. Dr. Ricardo Vilarroel Davallos — também foi vencedora do prêmio nacional na categoria Melhor Dissertação de Mestrado.
Para ler a reportagem, acesse: https://www.radioonibus.com.br/l/universitarios-dividem-premio-de-r-37-mil-com-pesquisas-de-mobilidade-sustentavel/ ou
Segurança na Beira-Mar Norte: fiscalização e prudência no trânsito podem prevenir acidentes
Dr. João Carlos Souza, professor do PPGTG, opina a respeito de novas possíveis estratégias para tornar a avenida mais segura.

Para assistir a reportagem, acesse: https://ndmais.com.br/transito/seguranca-na-beira-mar-norte-fiscalizacao-e-prudencia-no-transito-podem-prevenir-acidentes/
Campo Grande tem avançado no Cadastro Multifinalitário
Prof. Everton da Silva, do PPGTG, foi à Campo Grande participar de um encontro com a SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Para ler a matéria, acesse a página A5 do jornal: https://edicaodigital.oestadoonline.com.br/05-05-2024-2/
Guard Rail e a segurança à pedestres e ciclistas
Dr. João Carlos Souza, professor do PPGTG , opina a respeito novo Guard Rail na avenida Beira-Mar Norte localizada no município de Florianópolis/SC.

Para assistir a reportagem, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4tBYD3UDYLo
Desafios futuros na área de mobilidade urbana no município de Florianópolis
Dr. Arnoldo Debatin Neto, professor do PPGTG e pesquisador do Observatório de Mobilidade da UFSC, opina a respeito dos desafios futuros na área de mobilidade urbana no município de Florianópolis.

Para assistir a reportagem, acesse: https://globoplay.globo.com/v/12414364/



















