Áreas de Concentração

O curso de Engenharia de Transportes e Gestão Territorial possui duas áreas de concentração:

  1. Sistemas de Transportes
  2. Gestão Territorial

A área de concentração em Sistemas de Transportes possui duas linhas de pesquisa:

  1. Avaliação e Gerência de Projetos de Transportes
  2. Planejamento de Sistemas de Transportes

A área de Sistemas de Transportes atua em diversas áreas que contempla desde as áreas técnicas de engenharia, como projetos e construção de estradas, até áreas de gestão, como logística, cartografia, transporte de cargas, transporte urbano de passageiros, e engenharia de tráfego.

A linha de pesquisa de “Avaliação e Gerência de Projetos de Transportes” visa a realização de estudos e pesquisas que possibilitem a determinação da viabilidade de projetos de transportes. O gerenciamento intensivo dos projetos de transportes vêm garantindo a permanente busca por eficácia e eficiência em obras públicas.

A linha de pesquisa de “Planejamento de Sistemas de Transportes” é uma área de estudo que visa adequar as necessidades de transporte de uma região ao seu desenvolvimento de acordo com suas características estruturais. Isto significa implantar novos sistemas ou melhorar os existentes.

A área de concentração Gestão Territorial possui duas linhas de pesquisa:

  1. Planejamento Territorial
  2. Cadastro Territorial Multifinalitário

A área de Gestão Territorial vista desde uma visão regional até a unidade imobiliária, representa uma grande demanda para se avaliar a evolução ocupacional, econômica, legal e ambiental de uma nação, estados, municípios e áreas privadas.

Para que se atenda a gestão territorial desde uma visão regional até a identificação do ator responsável pela ocupação antrópica, é necessário que se defina técnicas e procedimentos para a medição da parcela cadastral, as leis que regem a titularidade da terra, as leis ambientais que permitem a ocupação do solo, demonstrando como se pode produzir no solo de forma racional e econômica.

Tendo-se o domínio de das medições parcelares, a composição do cadastro territorial Multifinalitário cria-se os insumos para a modelagem de propostas de planejamento dos diferentes níveis do planejamento territorial, sempre ancorados em inovações tecnológicas.

A Linha de pesquisa em Cadastro Territorial Multifinalitário visa a estruturação de uma proposta que caracterize a área de pesquisa com o conhecimento de “n” temas, resgatando todas as potencialidades disponíveis no local. O cadastro Territorial Multifinalitário tem no seu bojo as três ancoras que são a medição do espaço físico, a legislação que rege a ocupação do solo e finalmente a análise econômica para a ocupação racional do espaço territorial de interesse.

Esta linha requer uma equipe de profissionais interdisciplinar por conceito, para que se atenda as demandas destes campos do conhecimento, que quebram o paradigma da separação da área técnica com a legal e econômica

A linha de pesquisa Planejamento Territorial visa, sobretudo, a utilização sustentável do solo urbano/rural e a justiça fiscal, confirmando a responsabilidade territorial dos Municípios brasileiros. Considerando que se defende um planejamento territorial sustentável, é necessário que este seja fundamentado no conhecimento físico espacial, demonstrando uma forte correlação com a outra linha de pesquisa. Quanto a integração entre as diferentes áreas de concentração, defende-se que os produtos do Cadastro Territorial Multifinalitário, as tecnologias de geoprocessamento empregadas e os resultados do planejamento Territorial, são os insumos básicos para a modelagem dos projetos de transporte e o dimensionamento da infraestrutura viária, regional e urbana.

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