Defesa de Dissertação

Utilize assinatura digital: Como criar e orientações sobre assinatura digital

 

  • PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAR A DEFESA DA DISSERTAÇÃO:

  1. Preencher os seguintes formulários: a) Formulário de Defesa de Dissertação e b) Formulário com os dados do membro externo à UFSC (caso o membro externo não seja docente da UFSC);
  2. Encaminhar os formulários preenchidos para a secretaria do PPGTG. As solicitações serão apreciadas pela coordenação do curso.
  3. Caso a sua defesa seja realizada presencialmente, será necessário reservar a sala em https://ppgtg.ufsc.br/reserva-de-sala/ . Caso a sua defesa seja por videoconferência, informamos que o PPGTG, já possui salas de videoconferência BigBlueButton – BBB – no moodle grupos https://grupos.moodle.ufsc.br/course/view.php?id=3147 Veja com a secretaria o número da sala virtual de sua defesa.

 

  • BANCA DE DEFESA

 

 A composição da banca deve respeitar o disposto no Regimento Interno do PPGTG 2022:
  • SEÇÃO “ADERÊNCIA AO PPGTG” NO CAPÍTULO 1 DAS DISSERTAÇÕES

O colegiado Pleno do PPGTG, em reunião realizada em 20/09/2023, aprovou a inclusão da seção de “Aderência ao PPGTG” no capítulo 1 das dissertações. A seção de aderência ao PPGTG visa contextualizar o trabalho no Programa:

  • quanto à área de concentração linha de pesquisa do PPGTG;
  • quanto à projetos/grupos de pesquisa do PPGTG;
  • quanto aos trabalhos pregressos já realizados.

Com isso, todas as dissertações defendidas no PPGTG a partir de 01 de fevereiro de 2024 deverão conter esta seção, a qual passa a ser normatizada pela Instrução Normativa 1/2023/PPGTG, de 20 de setembro de 2023. 

Para orientá-lo na elaboração desta seção, consulte os documentos abaixo:

 

 

  • COMPROVANTE DE PRODUÇÃO INTELECTUAL

 

Regimento Interno do PPGTG 2022* define como requisito obrigatório para a defesa de dissertação :

a) Comprovante de submissão para um periódico reconhecido pela CAPES (estrato B ou superior), de um artigo científico completo em coautoria com o orientador, referente ao tema de dissertação; OU

b) Comprovante de publicação, caso o estudante já tenha publicado artigo científico com o orientador, após a matrícula no Programa, em periódico reconhecido pela CAPES.

 

A Comprovação deve ser feita mediante preenchimento de formulário de validação de atividades obrigatórias – Produção Intelectual, o qual deverá ser encaminhado, por e-mail, à secretaria do PPGTG. Deverão ser encaminhados junto com o formulário: (1) artigo em formato PDF e (2) comprovante de submissão/aceite ou publicação.

Atenção!  A comprovação de submissão de artigo científico será apreciada pelo Colegiado do PPGTG, portanto, deve ser encaminhada pelo aluno com antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação à data de defesa.

 

  • ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO NA BU/UFSC

Após a defesa da dissertação, a banca definirá o prazo para a entrega da versão final da dissertação com as alterações sugeridas. Para isto,  o(a) aluno(a) deve:

  1. Coletar a assinatura do orientador e do coordenador do PPGTG na versão final

2. Seguir as orientações da Biblioteca Universitária:

http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/

https://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/

Após o deferimento pela BU/UFSC, o(a) aluno(a) poderá solicitar à secretaria a expedição do diploma.

 

Translate »