Proficiência em Inglês

PROFICIÊNCIA EM INGLÊS

– A entrega deverá ocorrer ao longo do primeiro ano acadêmico após ingresso no PPGTG (prorrogável, conforme Portaria Normativa Nº 3/2021/PROPG);
– O certificado poderá ser encaminhado por e-mail;
– Estudantes estrangeiros deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa;
– O certificado de proficiência terá validade conforme informado pelo emissor.  A declaração de proficiência em Língua Inglesa emitida pelo DLLE/UFSC, por exemplo,  tem validade de 2 (dois) anos, a partir da data de correção. Não serão aceitos no PPGTG comprovantes de proficiência que estejam fora da validade.

EXAMES DE PROFICIÊNCIA

Recomendação Memorando Circular Nº 32/2014/PROPG

– Para validade do TOEFL ITP, o aluno deverá atingir, no mínimo, 47 pontos na parte de leitura.

LEGISLAÇÃO

Portaria Normativa Nº 3/2021/PROPG – Dispõe sobre ampliação de prazos e de período para solicitações de alterações no regime escolar da pós-graduação stricto sensu, durante o período de suspensão das atividades presenciais.

Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017 – Dispões sobre a pós-graduação stricto sensu na UFSC.

CAPÍTULO IV
DA PROFICIÊNCIA EM IDIOMAS

Art. 39. Será exigida a comprovação de proficiência em idiomas estrangeiros, sendo um idioma para o mestrado e dois idiomas para o doutorado, observadas as peculiaridades dos cursos e conforme previsto no regimento do programa, podendo ocorrer no ato da primeira matrícula no curso ou ao longo do primeiro ano acadêmico.
§1º Os regimentos dos programas definirão o segundo idioma estrangeiro que será exigido, sendo o primeiro, obrigatoriamente, o inglês.
§2º O estudo de idiomas estrangeiros para aprovação de proficiência não gera direito a créditos no programa.
§3º Os estudantes estrangeiros dos programas de pós-graduação deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa, conforme previsto no regimento do programa.