Lives – Disciplina Inovações Tecnológicas em Transportes

20/10/2020 10:11

No encerramento da disciplina de Inovações Tecnológicas em Transportes, disciplina regular do PPGTG, em nossa última semana do primeiro trimestre, no dia 13/10, tivemos duas lives que contaram com a participação de toda a turma e dos professores convidados do PPGTG, destacando-se a professora Lenise Goldner e o prof. Alexandre Hering Coelho.

A Live 1: Inovações Tecnológicas em Transportes na realidade Brasileira, contou com o ilustre professor Rômulo Dante Orrico Filho, cuja gravação está disponível no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1nmT2GO8YX2I9P76jkH7Djq3P1Mv__DGv/view?usp=sharing 

O seu currículo resumido consta a seguir.

Engenheiro Civil (UFBA), M.Sc. em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) e Dr.Ing. em Urbanisme et Aménagement du Territoire pela Universidade de Paris. Professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa em transporte público, atuando principalmente no planejamento, economia e regulamentação de redes de transportes. Membro titular do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, CTC-ES da CAPES e Coordenador da Área Engenharias 1 da CAPES. Representante Titular da Área de Engenharia de Transportes no Comitê de Assessoramento do CNPq, entre 2013 e 2016. Foi Secretário de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Subsecretário Municipal de Transporte do Rio de Janeiro (2009-2011) tendo, dentre outras responsabilidades, a concepção de implantação do BRS na cidade do Rio, o sistema de Bilhete Único e a reorganização dos sistemas de transporte complementar.

 

A Live 2 trouxe: A experiência no mestrado do PPGTG e a opção pelo doutoramento junto ao Instituto Superior Técnico de Lisboa – Relato de experiência, com  o egresso Eduardo Ribeiro Neto Marques, pode ser vista com o link:

https://drive.google.com/file/d/1UK5ibjDs_UWb4ls106NIthVo1kNYsCq1/view?usp=sharing

O seu currículo resumido consta a seguir.

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, com mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Possui mais de 10 anos de experiência como engenheiro, atuando tanto no setor público como privado. E, atualmente, além de atuar como Especialista em Transportes no LabTrans/UFSC junto a projetos envolvendo a ANTT, é doutorando na Universidade de Lisboa (Instituto Superior Técnico) na área de Sistemas de Transportes, pesquisando sobre políticas públicas, inovação, regulação e análise de riscos em sistemas de transporte.

O prof. Eduardo Lobo, responsável pela disciplina, agradece a todos os presentes em especial aos palestrantes que ajudaram a construir conhecimento, com muito bom humor, disponibilidade e profissionalismo nesses tempos tão difíceis.

Translate »