Defesa de Dissertação
Utilize assinatura digital: Como criar e orientações sobre assinatura digital
-
PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAR A DEFESA DA DISSERTAÇÃO:
- Preencher o Formulário de Defesa de Dissertação e o Formulário com os dados do membro externo à UFSC (caso o membro externo não seja docente da UFSC);
- Encaminhar, por e-mail, os formulários preenchidos para a secretaria do PPGTG. As solicitações serão apreciadas pela coordenação do curso. Essa documentação deverá ser enviada, no mínimo, 15 dias antes da realização da defesa.
- Caso a sua defesa seja realizada presencialmente, será necessário reservar a sala em https://ppgtg.ufsc.br/reserva-de-sala/ . Caso a sua defesa seja por videoconferência, informamos que o PPGTG, já possui salas de videoconferência BigBlueButton – BBB – no moodle grupos https://grupos.moodle.ufsc.br/course/view.php?id=3147 Veja com a secretaria o número da sala virtual de sua defesa.
- BANCA DE DEFESA
- SEÇÃO “ADERÊNCIA AO PPGTG” NO CAPÍTULO 1 DAS DISSERTAÇÕES
O colegiado Pleno do PPGTG, em reunião realizada em 20/09/2023, aprovou a inclusão da seção de “Aderência ao PPGTG” no capítulo 1 das dissertações. A seção de aderência ao PPGTG visa contextualizar o trabalho no Programa:
- quanto à área de concentração e linha de pesquisa do PPGTG;
- quanto à projetos/grupos de pesquisa do PPGTG;
- quanto aos trabalhos pregressos já realizados.
Com isso, todas as dissertações defendidas no PPGTG a partir de 01 de fevereiro de 2024 deverão conter esta seção, a qual passa a ser normatizada pela Instrução Normativa 1/2023/PPGTG, de 20 de setembro de 2023.
Para orientá-lo na elaboração desta seção, consulte os documentos abaixo:
– Instrução Normativa 1/2023/PPGTG, de 20 de setembro de 2023;
– Modelo de seção de Aderência ao PPGTG (documento editável);
- COMPROVANTE DE PRODUÇÃO INTELECTUAL
O Regimento Interno do PPGTG 2022* define como requisito obrigatório para a defesa de dissertação :
a) Comprovante de submissão para um periódico reconhecido pela CAPES (estrato B ou superior), de um artigo científico completo em coautoria com o orientador, referente ao tema de dissertação; OU
b) Comprovante de publicação, caso o estudante já tenha publicado artigo científico com o orientador, após a matrícula no Programa, em periódico reconhecido pela CAPES.
A Comprovação deve ser feita mediante preenchimento de formulário de validação de atividades obrigatórias – Produção Intelectual, o qual deverá ser encaminhado, por e-mail, à secretaria do PPGTG. Deverão ser encaminhados junto com o formulário: (1) artigo em formato PDF e (2) comprovante de submissão/aceite ou publicação.
Atenção! A comprovação de submissão de artigo científico será apreciada pelo Colegiado do PPGTG, portanto, deve ser encaminhada pelo aluno com antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação à data de defesa.
- ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO NA BU/UFSC
Após a defesa da dissertação, a banca definirá o prazo para a entrega da versão final da dissertação com as alterações sugeridas. Para isto, o(a) aluno(a) deve:
- Coletar a assinatura do orientador e do coordenador do PPGTG na versão final. Na página de assinaturas, escrever o nome do coordenador seguido pela descrição “Coordenação do Programa de Pós-Graduação” abaixo do espaço destinado à assinatura deste, conforme segue:
2. Seguir as orientações da Biblioteca Universitária:
http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/
Após o deferimento pela BU/UFSC, o(a) aluno(a) poderá solicitar à secretaria a expedição do diploma.