Assinatura Digital

Em função da pandemia, o recebimento de documentos pelo PPGTG é exclusivamente através do nosso e-mail.

Por isso, pedimos a todos os nossos alunos que criem sua assinatura digital. Se tiverem alguma dificuldade, entrem em contato.

 

Como criar sua assinatura digital

Todos os alunos regulares da UFSC possuem a possibilidade de criar uma assinatura digital, que pode ser utilizada no âmbito interno da instituição e com instituições parceiras.

O passo a passo para criar sua assinatura digital está disponível nesse link.

Se você já criou uma assinatura digital, mas está recebendo a mensagem de Certificado Expirado ou Revogado, acesse: Certificado Digital Expirado ou Revogado

 

Assinatura digital válida

Após assinar digitalmente um arquivo, qualquer modificação feita no conteúdo desse arquivo fará com que a assinatura perca sua validade. Por isso, alguns cuidados são necessários.

Quando estiver preenchendo um formulário, em que exista o campo para o parecer do Orientador(a), antes de assinar o documento, é necessário que você envie o arquivo editável (.doc) para seu Orientador(a) para que ele(a) possa preencher com seu parecer/justificativa. Somente quando o documento estiver totalmente preenchido é que vocês dois devem assinar.